terça-feira, 10 de setembro de 2013

ARTISTAS CONVIDADOS PARA O PROJETO:




Berimba de Jesus
São Paulo, SP.

Berimba de Jesus, 1981. É poeta, articulador cultural, editor, empresário, membro e fundador do Coletivo Poesia Maloqueirista (2002). Morou a primeira infância e parte da adoslescência no sudoeste da Bahia, nas Fazendas Goiabeira e Lagoa da Pedra distritos da cidade de Boa Nova, onde escreveu seus primeiros versos influenciado pelas ladainhas produzidas pelo seus tio e pai de criação Aurelino F. Costa para a Folia de Santo Reis. Publicou, Arrabalde (Ed. Maloqueirista 2012), Multívio (Ed. Maloqueirista 2010), Encarna (Anna Blume 2008), Apanágio (Ed. Maloqueirista 2007), Feito á Mão (Ed. Maloqueirista 2006) entre outros livretos que veiculou de mão em mão a partir de 2001 em objetos culturais, eventos envolvendo arte e literatura nos eixos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.


Robert Amorim
Curitiba, PR.

“Meu currículo eh assim: eu acordo hoje e faço uma coisa, todos os dias!”. Robert Amorim atua na área de gastronomia ha 41 anos. Seu restaurante Aldeia do Beto é um importante espaço de convergência de fotógrafos, músicos, escritores e artistas em geral. Atuou como produtor e apoiador de eventos culturais diversos em Curitiba, Paraty, Garopaba e São Paulo.


Dalton Paula
Goiânia, GO.

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL 2010 “O Álbum” _ Museu de Arte Contemporânea - Sala Samuel Costa_ Goiânia, GO. EXPOSIÇÕES COLETIVAS 2012 “Volta ao dia em 80 mundos” _ Rumos Artes Visuais 2011/2013 _ Itaú Cultural_ Centro Cultural Octo Marques - Galerias de Arte Sebastião dos Reis e Frei Nazareno Confalone_Goiânia, GO. 6° Bienal do Esquisito_ “A face oculta de uma acéfalo”_ Museu Olho Latino - Centro de Convenções “Victor Brecheret”_ Atibaia,SP. 63° Salão de Abril - "A cidade e suas Desconexões Antrópicas"_ Galeria Antonio Bandeira_ Fortaleza, CE. “Dialetos” _ MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS_ Mato Grosso do Sul, MS. “Convite à Viagem” _ Rumos Artes Visuais 2011/2013 _ Itaú Cultural_ São Paulo, SP.


Elena Landínez Cárdenas
Bogotá, Colômbia.

Elena Landínez trabaja como artista visual, dibujando libros, diarios, postales, afiches y websites. Le encanta coleccionar cosas viejas, estampillas, fotografías, sobres, y mapas. Cree profundamente que el dibujo es su mejor medio para traducir su presente. Trabaja en dos de sus proyectos que generan puntos de encuentro alrededor del arte contemporáneo: Residencia en la Tierra y el Colectivo Sociedad Invisible. * Residencia en la Tierra (Residencia en la Tierra) fue fundada en 2009 con el propósito de establecer puntos de contacto entre las distintas disciplinas artísticas. El objetivo principal de la Residencia en la Tierra es ofrecer a los artistas, escritores, investigadores, curadores y amantes del arte en general, un ambiente que fomente el desarrollo de obras de arte y proyectos creativos. Residencia en la Tierra es un lugar para residir, trabajar y reflexionar, y patrocina una amplia gama de talleres artísticos y períodos de residencias. Está ubicada en Montenegro, Quindío. *El Colectivo Sociedad Invisible es un colectivo de creadores y artistas, que desde enero de 2008 genera puntos de encuentro para propiciar la creación colectiva, conocer y compartir la multiplicidad de pensamiento artístico, cultural y conceptual iberoamericano. El colectivo trabaja por mantener una red iberoamericana que fortalece e incentivo diálogos mediante la compilación, exhibición y difusión de diversas expresiones y experiencias artísticas y poéticas.


Floriana Breyer
São Paulo, SP.

Nascida em Porto Alegre (1982), Floriana Breyer vive em São Paulo. Onde atualmente é gestora do Espaço Guarda Chuva (https://www.facebook.com/espacoguardachuva) , um espaço cultural na Barra Funda. Floriana tem um trabalho e uma pesquisa poética relacionada à Arte Ambiental, Relacional e Contextual, envolvida diretamente com o território, seus contextos e habitantes. Trabalha na composição de intervenções urbanas, inserções em comunidades e trabalhos coletivo. Sob um olhar poético atento envolvido com a sustentabilidade e interdependência. Tem desenvolvido um percurso singular realizando projetos artísticos em diálogo com projetos sócios ambientais. Floriana também inclui em seu percurso artístico o desenho de redes e encontros dedicando-se ao mapeamento e fortalecimento de grupos independentes e iniciativas de autogestão. Também atua como facilitadora de processos coletivos e colaborativos. Participa de três coletivos de arte. Integrante e co-fundadora do grupo EIA, Experiência Imersiva Ambiental. Integrante do coletivo Imargem que atua na Zona Sul de SP, realizando intervenções artísticas e promovendo situações de convivência e sensibilização ambiental. Grupo Os Sustentáveis que atua na disseminação e incorporação de práticas e conteúdos sócio-ambientais.


Gabriel Nast
Belo Horizonte, MG.

O Mineiro Gabriel Nast que logo na adolescência teve contato com a arte de rua, resolve se mudar para São Paulo em busca do contato direto com essa vertente, muito ligada às grandes cidades. Estuda 2 anos de Design Gráfico na Escola Panamericana de Arte e frequenta diversas oficinas no Sesc Pompéia e no Centro cultural da juventude, onde tem contato com a xilogravura, técnicas experimentais de impressão, serigrafia, montagem de exposição e edição de vídeo. Trabalhou com criação de estampas, com diagramação de livros, montagem de exposição e ilustração nos 5 anos que residiu em São Paulo.



Helô Sanvoy
Goiânia, GO.

Helô Sanvoy natural de Goiânia-GO. Graduado em Artes Visuais pela FAV/UFG. Membro do Grupo EmpreZa e Membro do Grupo Desenha. Sua produção passa por varias linguagens suportes e materiais. Prêmios: 2012 - 18º Salão Anapolino de Artes, 11º Salão Nacional de Artes de Jataí, ARTE PARÁ - (Grupo EmpreZa), Prêmio Jovem Arte de Mato Grosso - (Grupo EmpreZa). 2011- 7° Salão de Artes Plásticas de Suzano. Exposições Coletivas: 2013 - 12º Salão Nacional de Arte de Jataí. Dialogo Desenho – MUNA, Uberlândia. 2012 - 21º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia. Salãode Artes de Mato Grosso do Sul. Bienal Universitária de Artes, Horizonte. DIALETOS (MARCO, MS. Galeria de Arte Frei Confaloni, GO. Galeria Antônio Sibasolly, GO) 2011- 41º Salão de Artes Novíssimos, Galeria IBEU - Rio de Janeiro – RJ. 39º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto – Santo André – SP. Corpo Selvagem, Mostra Caos e Efeito (Grupo EmpreZa) – Itaú Cultural – SP.



Oscar Malta
Recife, PE.

OSCAR MALTA (PE) Começou a cursar Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco e licenciatura em História na UFPE. Sempre ligado ao mundo da imagem, passou por várias produtoras locais. Trabalhou com direção de arte em agências publicitárias e é autor de diversos trabalhos na área audiovisual, como vt´s publicitários e documentários premiados, como: Seu Juca, o letrista pernambucano (2003) e Quando a maré encher (2007). Experimentos que unem câmera e bailarinos também renderam premiações na sua trajetória, como Aminióptico, e Play, espetáculo multimídia realizado no Teatro do Armazém (outubro/2004). Estudou no INA (Paris/França), onde cursou diversas formações em pós-produção e cinema. Entre outros trabalhos que marcam sua trajetória, a produção de videocenários para teatro e dança, a representação do Brasil no VII Videodance Internacional Festival (Grécia,2007), a criação do PlayRec-Festival Internacional de Videodança do Recife. Atualmente além de escrever um trabalho acadêmico sobre Videodança, continua fazendo design, fotografando, montando vídeos e filmes; além de pesquisar/criar para diversas mídias.



Sol de Noite (Ingrid Cuestas)
Bogotá, Colômbia.


Mestra em Artes Visuais com ênfase em expresão audiovisual. Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá. Colômbia. Meu percorrido artístico tem-se destacado pelo trabalho ao redor da deriva como método de conhecimento, aprendizagem e criação, uma forma de resistência política ao sistema de consumo, promovendo a geração de experiências e situações como função vital. Desde minha peça do TCC, (premiada com uma menção honrosa) uma videoinstalação desenvolvida a partir de um deslocamento á deriva pelo pacífico, centro e sul da Colômbia, tenho trabalhado sobre esse tema desde a mesma prática, levando a teoria na real minha própria vida. Há dois anos que saí da Colômbia com o objetivo de dar a volta inteira a América do Sul e levar uma vida nómade, para isso criei meu projeto artístico de viagem que envolve arte, cozinha e deriva num "Laboratório Itinerante de Cozinha Criativa" chamado SOL DE NOITE. Neste momento o Lab chegou num ponto onde é itinerante mesmo, baixo um esquema de eventos de cozinha underground, uma série de "happenings" onde tudo acontece ao redor da gastronomia e a antropologia.


Ivan Milanez
Rio de Janeiro, RJ.

Criado entre Silas de Oliveira, Mano Décio, Dona Ivone Lara, Campolino, Darci do Jongo, Mestre Fuleiro, Tio Hélio e Aniceto, imperiano por herança e tradição, sambista carioca, sempre preocupado em incentivar o que há de bom na nossa música, Ivan ajudou a organizar o "Pagode nos Arcos" que muito contribuiu para o ressurgimento boêmio da "Velha Lapa". Esteve a frente, também, do "Pagode da Joaquim Silva" na Lapa e, em 1995, participou - com Marquinhos de Osvaldo Cruz - da reorganização do "Pagode do Trem" iniciativa que, desde então, comemora, em 2 de dezembro , o "Dia Nacional do Samba". Acompanhou os grandes intérpretes do samba carioca, como Roberto Ribeiro, Clara Nunes, Zeca Pagodinho, entre outros, e recentemente lançou seu cd “ Maneiro” cujo repertório é composto por sambas consagrados e por sambas inéditos de sua autoria.







Nenhum comentário:

Postar um comentário